Aflasafe é seguro e confiável

O Aflasafe não apenas torna os alimentos seguros para o consumo, mas também é um produto seguro e confiável que não coloca em risco agricultores, ecossistemas ou economias. É de baixa tecnologia e fácil de usar, aplicado simplesmente espalhando-o pelo campo em punhados.

Fungo amigável que não pode ficar mau

O ingrediente ativo que faz o Aflasafe funcionar são as cepas amigáveis ​​do fungo Aspergillus flavus, a mesma espécie que produz a aflatoxina. Uma combinação de quatro cepas é cuidadosamente adaptada para cada país, escolhida entre milhares de amostras diferentes coletadas localmente. Estes passam por extensos testes para encontrar cepas estáveis ​​que não apenas não produzem a toxina, mas são fisicamente incapazes de fazê-lo, pois não possuem os genes certos.

Herois locais

Todas as cepas de fungos que são usadas para o Aflasafe não são apenas nativas, mas também muito comuns no meio ambiente – tão comuns que você provavelmente poderia encontrar todos os principais ingredientes para o seu Aflasafe local no solo sob seus pés, onde quer que esteja em seu país. Nada de fora é introduzido, para que o equilíbrio do ecossistema não seja perturbado.

Todos os testes de Aflasafe mostraram que, embora à medida que floresça reduza a quantidade de aflatoxina e fungos perigosos produtores de aflatoxina, não aumenta a quantidade total de fungos no ambiente ou na cultura alimentar, ou a quantidade de outras toxinas produzidos por outras espécies de fungos. Nos EUA, um produto similar tem sido usado em mais de um milhão de acres de terras agrícolas por mais de uma década sem impactos negativos.

Resultados confiáveis, independentemente do climar

Todos os fungos amigáveis ​​usados ​​no Aflasafe são selecionados por serem altamente eficazes na redução da quantidade de aflatoxina nos alimentos quando testados no mundo real. São cepas bem-sucedidas, boas em crescer rapidamente e dominar qualquer nicho disponível antes que os produtores de toxinas possam se estabelecer.

Usar quatro cepas amigáveis ​​diferentes – ao contrário do produto americano, que usa apenas uma – significa ter quatro combatentes de toxinas diferentes ao nosso lado. Isso torna o Aflasafe mais resistente e capaz de funcionar bem em quaisquer condições.

Durante o desenvolvimento do Aflasafe, havia alguma preocupação de que os fungos amigáveis ​​não sobreviveriam e prosperariam se a seca ocorresse após a aplicação do Aflasafe. Idealmente, a aplicação deve ser programada para coincidir com a chuva e o solo húmido, para ajudar os fungos a fazer um bom começo. No entanto, se as condições secas ocorrerem, descobriu-se que os esporos Aflasafe permanecem vivos e decolam mais tarde quando recebem um pouco mais de água - e, enquanto isso, alguns grãos Aflasafe protegidos por folhas geralmente têm umidade suficiente para fazer os esporos funcionarem.

Como o Aflasafe usa cepas fúngicas nativas, ele está bem-adaptado a quaisquer condições locais existentes, incluindo calor e seca. Cada nova versão de país do Aflasafe é testada ao longo de vários anos em várias regiões do país, e apenas as cepas que cortam a aflatoxina em geral são selecionadas. Os resultados mostram que o Aflasafe reduz os níveis de toxinas em mais de 80%, mesmo em áreas propensas à seca

São e salvo com sorgo

Os esporos fúngicos amigáveis ​​viajam para os campos dos agricultores com sorgo, que é seu veículo e primeiro alimento à medida que se estabelecem. Os grãos são “mortos” torrando-os antes de serem revestidos com os esporos, o que garante que eles não possam brotar ou carregar outros micróbios com eles.

Apesar de seu papel valioso, a quantidade de sorgo usada para o Aflasafe é relativamente pequena – apenas 10 kg para obter alimentos seguros para aflatoxinas – portanto, não há impacto significativo na quantidade de sorgo disponível para alimentação ou na segurança alimentar. Na Nigéria, por exemplo, a produção de Aflasafe suficiente para tratar um milhão de hectares usaria apenas 0,15% das colheitas nacionais de sorgo. No entanto, pesquisas estão em andamento para testar o uso de outros materiais, como casca de mandioca, para fazer o produto muito mais barato. The friendly fungal spores travel into farmer’s fields on sorghum, which is their vehicle and first food as they get established. The grains are “killed” by roasting them before they are coated with the spores, which ensures that they cannot sprout or carry any other microbes with them.

Anulando o risco de risco para a saúde

As avaliações de risco que foram realizadas por vários países durante o processo de registro classificaram o Aflasafe como completamente não tóxico. Uma vez que não há aumento geral na quantidade de fungos no ambiente quando Aflasafe é usado, ele não aumenta o risco de alergias e infecções.

Durante a fabricação, os procedimentos de biossegurança minimizam a exposição dos trabalhadores da fábrica aos esporos, reduzindo ainda mais o risco, independentemente da natureza benigna do Aflasafe. A exposição dos agricultores ao aplicar o produto também é mínima, uma vez que a proteção avançada de esporos fúngicos amigáveis ​​está muito bem presa ao grão de sorgo, e a verdadeira floração dos esporos à medida que crescem e se espalham não ocorre até vários dias depois.

Benefícios duradouros

Com cortes nos níveis de aflatoxina se aproximando de 100%, o Aflasafe é uma maneira incrivelmente econômica de lidar com o problema da aflatoxina, principalmente porque oferece benefícios duradouros. Sem qualquer tratamento, os fungos produtores de aflatoxinas podem continuar a infectar e crescer nos alimentos muito depois de colhidos, especialmente se forem mantidos em condições húmidas. Aflasafe requer apenas uma única aplicação no campo, mas significa que os fungos amigáveis ​​entram cedo e mantêm os perigosos produtores de toxinas do lado de fora, protegendo os alimentos através do transporte e armazenamento até o seu prato.

Os efeitos positivos duram até mesmo ao longo das estações: à medida que os fungos amigáveis ​​deslocam progressivamente os perigosos, cada parcela fica gradualmente mais segura ao longo dos anos, assim como seus vizinhos – embora o Aflasafe ainda deva ser aplicado a cada safra para obter todos os benefícios.

Publicações de pesquisa

Uma seleção de pesquisas relacionadas à segurança e confiabilidade do Aflasafe. Para saber mais, consulte nossa página de publicações.