Como isto funciona?

Aplicação

  • O Aflasafe só precisa de ser aplicado uma vez por época de colheita para ser totalmente eficaz. Os agricultores simplesmente espalham cerca de 10 kg em cada hectare com a transmissão manual – jogando punhados de Aflasafe nos campos – 2 a 3 semanas antes da floração das culturas.

  • Saber quando a colheita deve florescer, é o único aspecto complicado do uso do Aflasafe. Os agricultores podem precisar estar cientes das características individuais da variedade que estão cultivando ou receber orientação de seu fornecedor local de sementes ou distribuidor Aflasafe. Os horários exatos também dependem da localização.

  • A tarefa de aplicar o Aflasafe é rápida e fácil: uma pequena parcela de um hectare leva quatro pessoas em uma hora para tratar.

O que acontece depois?

  • No momento em que o Aflasafe é aplicado, a população do fungo Aspergillus que produz aflatoxina ainda é baixa.

  • Aflasafe é composto de esporos de fungos amigáveis de tipos que nunca produzem aflatoxina, viajando no grão de sorgo que atua como veículo e alimento. Alguns dias após a aplicação, esta primeira onda de esporos começa a crescer no sorgo e rapidamente produz muito mais esporos.

  • Esses esporos se espalham por todo o campo. Por chegarem cedo e com uma fonte de alimento, são capazes de se estabelecer bem à frente de quaisquer outras linhagens de fungos que residam no campo.

  • À medida que as plantas começam a produzir flores e depois sementes – como amendoim ou espigas de milho – os fungos amigáveis também se movem para ocupá-las, não deixando espaço para a chegada de outras linhagens. Isso significa que a grande maioria dos fungos Aspergillus que vivem na cultura em crescimento são cepas Aflasafe seguras que não produzem aflatoxina.

  • Por outro lado, se o Aflasafe não for usado, à medida que as culturas crescem e amadurecem, elas são ocupadas por qualquer fungo que esteja no campo – provavelmente uma mistura de algumas cepas benignas e muitas perigosas, que contaminarão a colheita com aflatoxina.

  • Cada versão do Aflasafe é composta por quatro cepas amigáveis, todas excelentes para reduzir os níveis de toxinas. Essa variedade torna o Aflasafe particularmente resiliente e eficaz em uma ampla variedade de condições e ambientes.

  • A aplicação de Aflasafe é idealmente programada para coincidir com chuvas e solos húmidos que ajudam os esporos a crescer. Além disso, mesmo em áreas propensas à seca, o Aflasafe demonstrou reduzir drasticamente os níveis de aflatoxina ao florescer depois que a umidade se torna disponível.

Proteção até o seu prato

  • Uma vez que os fungos amigáveis se estabelecem nos alimentos, eles continuam a repelir qualquer tentativa dos produtores de toxinas de obter um ponto de apoio – o que significa que o Aflasafe não apenas faz seu trabalho no campo, mas também continua trabalhando durante a colheita, transporte e armazenamento, tudo o caminho para o seu prato. Esta prevenção de contaminação em todas as fases é uma grande vantagem do Aflasafe.

  • Existem dois períodos de perigo principais para a aflatoxina. A primeira é quando a planta está produzindo a colheita. Assim como as pessoas, as plantas são mais propensas a contrair infecções quando estão doentes e estressadas, portanto, se o clima estiver muito quente e seco ou se as pragas atacarem, os fungos produtores de aflatoxinas são mais propensos a se mover. quando as condições quentes e húmidas podem estimular o crescimento rápido dos fungos. Isso pode acontecer com uma colheita madura no campo, mas é igualmente provável que seja um problema meses depois, enquanto os alimentos estão sendo armazenados. Isso torna muito importante que qualquer produto para combater a aflatoxina continue funcionando, como o Aflasafe, por muito tempo após a colheita.

  • Aflasafe funciona melhor em combinação com outras boas práticas, como secagem e armazenamento adequados. No entanto, também faz uma grande diferença nos níveis de toxinas, mesmo em condições precárias, como armazenamento húmido.

  • Com aplicações repetidas de Aflasafe, a composição da comunidade fúngica em um campo começa a mudar, com os não produtores de toxinas se tornando mais dominantes – e esse efeito positivo se espalha também para as áreas vizinhas. O Aflasafe deve ser aplicado em cada ciclo de cultivo para ser eficaz, mas ainda assim há um benefício contínuo ao longo das estações.