Como é feito o Aflasafe?
Aflasafe é fabricado na África usando materiais de origem local. Pode ser produzido em larga escala a baixo custo, graças a alguma ciência inteligente e técnicas inovadoras.
A primeira fábrica foi construída em Ibadan, na Nigéria, e pode produzir até cinco toneladas de Aflasafe por hora. Atualmente, fornece Aflasafe em todo o continente onde o produto ainda está em estágio de P&D, enquanto outras fábricas em países onde o Aflasafe foi comercializado são – ou serão – em base BOO, ou seja, construídas, de propriedade e operadas pelos próprios parceiros do país. O Quênia tem sua própria fábrica de propriedade e operada pela KALRO, uma está em construção no Senegal pela BAMTAARE, e outras estão planejadas para a Nigéria e Tanzânia, para serem de propriedade e operadas pelos respectivos fabricantes e distribuidores Aflasafe indicados pelo IITA.
Aflasafe usa alguns elementos simples:
O ingrediente ativo é uma combinação de quatro cepas amigáveis do fungo Aspergillus flavus que não produzem e nunca podem produzir aflatoxina. Cada país tem sua própria mistura personalizada, feita de cepas altamente eficazes contra a aflatoxina que foram coletadas e testadas localmente. Esses esporos são cultivados e transformados em uma suspensão líquida.
Um tratador de sementes é usado para revestir os esporos em grãos de sorgo comuns que foram limpos e torrados, para matá-los e esterilizá-los para que não possam brotar ou carregar outras impurezas. O sorgo atua tanto como veículo quanto como alimento para sustentar os esporos das linhagens amigáveis.
O corante alimentar azul é adicionado para distinguir o Aflasafe de outros sorgos para uso em alimentos ou rações – dando ao Aflasafe sua cor azul distinta (o tom exato pode variar um pouco).
Uma pequena quantidade de amido de milho (tecnicamente referido como polímero) ajuda os esporos a aderir ao grão.
Tudo o que resta é embalar o Aflasafe em sacos e coletar amostras para testes de controle de qualidade antes de ser despachado para agricultores e distribuidores.
Todo o maquinário usado para fazer o Aflasafe, como o limpador e torrador para o sorgo, o tratador de sementes e o equipamento de embalagem, está disponível em toda a África, pois é comumente usado por empresas como produtores de sementes e rações. fabricantes.
Para que o Aflasafe seja colocado à venda, ele também deve ser registrado e aprovado para uso pelas autoridades nacionais. Atualmente, está disponível em vários países e está em desenvolvimento, teste ou registro em vários outros. A equipe da Aflasafe está apoiando os processos de registro em cada país-alvo, bem como a transferência para empresas e organizações locais para fabricação e distribuição. Visite Aflasafe onde estou para obter o status mais recente.