Como podemos identificar a aflatoxina?
A aflatoxina é encontrada em alimentos básicos, especialmente milho e amendoim; produtos como manteiga de amendoim que são feitos a partir deles; e produtos de origem animal, como leite e ovos. Então, quão fácil é detectar alimentos contaminados?
A aflatoxina é incolor e completamente invisível. Às vezes, o fungo que o produz aparece como um molde de superfície, mas muitas vezes não há nenhum sinal visível de contaminação. (No entanto, ainda é uma boa ideia evitar qualquer alimento que pareça mofado.)
A aflatoxina é inodora e os alimentos contaminados não têm nenhum cheiro especial ou ruim.
A aflatoxina é insípida, e mesmo alimentos perigosamente contaminados geralmente não têm nenhum sabor de mofo. (Uma grande quantidade de fungo pode ocasionalmente dar um sabor amargo, então é melhor evitar alimentos com sabor estranho.)
Na verdade, a única maneira de saber se um alimento contém aflatoxina é testando-o cientificamente, em laboratório ou usando um kit portátil especial.
A aflatoxina é um veneno incrivelmente poderoso e é prejudicial ou mesmo mortal em concentrações muito baixas que são medidas em partes por bilhão (ppb). Em termos de números, é um pouco como procurar um ônibus cheio de fugitivos em uma multidão que contém toda a população da África.
A aflatoxina é como um agente secreto, especialista em passar despercebido, mas perigoso e licenciado para matar. A aflatoxina não se destaca – então comprar comida com aparência e cheiro bom não vai ajudar muito – mas o que podemos fazer é enviar os mocinhos para manter a toxina fora, e é aí que entra o Aflasafe.